Como procurar emprego na área das bases de dados

A candidatura a um emprego é uma tarefa que exige uma grande atenção aos detalhes e que, nomeadamente no caso do primeiro emprego, muita determinação e vontade de vencer.

As empresas na área das bases de dados variam entre, por exemplo, a Oracle, Microsoft ou IBM (ou seja empresas dos fabricantes), até à grande multiplicidade de empresas que utilizam bases de dados nas suas operações do dia-a-dia e que desse modo necessitam de pessoas para trabalhar nesses sistemas.

Por outro lado, há ainda o caso dos organismos oficiais (Administração Central e Local) que também contratam pessoal na área da informática – e em particular para trabalhar com bases de dados -, pelo que é aconselhável consultar o Diário da República II Série que está disponível on line de forma gratuita.

Em primeiro lugar vai ter que escrever ou organizar o seu curriculum vitae (CV), tente ver algum exemplo e comece a partir dai. O site EuroCV.eu é um bom ponto de partida para começar a estruturar o seu CV.

Tendo o seu CV organizado pode em seguida fazer três coisas:

  • Responder a anúncios de portais on line:
  • Consultar as páginas de ofertas de emprego publicados na imprensa diária, ou semanal, como: Diário de Notícias, Público, Correio da Manhã, Expresso, Sol, Jornal de Notícias.
  • Apresentar candidaturas espontâneas: pesquise e escolha uma ou mais empresas e remeta para cada uma delas uma carta de apresentação e o seu CV. Há empresas que já aceitam candidaturas on line e nesse caso tudo é feito de modo digital, enquanto que outras mantém o esquema clássico das candidaturas apresentadas em papel.

Formulários on line no Google Docs

A folha de cálculo do Google Docs permite desde o início de Fevereiro de 2008 a criação de formulários que podem ser preenchidos on line, de um modo muito amigável. É um processo simples: basta conceber um formulário na folha de cálculo e enviá-lo por email para a população-alvo.

Os destinatários do inquérito não necessitam de se ligar ao Google Docs: podem responder directamente a partir da mensagem que recebem ou, em alternativa, de uma página Web que é automaticamente gerada.

O desenho do formulário é um processo simples que pode desenvolver-se directamente de uma folha de cálculo ou a partir do utilitário do formulário. As respostas ao inquérito são adicionadas à folha de cálculo que serve de suporte ao formulário.

Mas, nem só de inquéritos vive o formulário do Google Docs, de facto o único limite da sua utilização é a imaginação de cada um. Por exemplo, um formulário pode facilmente transformar-se num utilitário de entrada de informação em tabelas de uma base de dados.

Qual a melhor definição para Data Marts?

Conjunto de dados desenvolvidos com suporte num esquema em estrela e que pertencem à área de publicação do data warehouse.

No passado os data marts eram concebidos como uma forma de apresentar dados unicamente agregados, i.e., sobre os quais era aplicada uma aritmética qualquer, mas isso produzia aplicações muito rígidas que conseguiam responder apenas a um conjunto muito limitado de questões.

Actualmente essa utilização caiu em desuso e os data marts são presentemente estruturas muito flexíveis, que de preferência incorporam os dados mais atómicos que se conseguem extrair de um sistema operacional, e que são apresentados ao utilizador na forma de um esquema em estrela.